3DS Max – Criação, Animação e Efeitos Especiais

Informações

Categoria: Informática

Atualizado: 01/02/2013

Versão: 4

Tamanho: 2900 Mb

Carga Horária: 32 horas


Material didático

Apostila + Ambiente Simulado

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O curso
Conteúdo programático
Atualizações
  • O 3DS Max – Criação, Animação e Efeitos Especiais prepara o aluno para trabalhar com o consagrado programa de modelagem tridimensional de imagens e animações. Com abordagem ampla, o curso apresenta conceitos teóricos reforçados por exercícios práticos executados pelo aluno.  A simulação de uma empresa de publicidade especializada em animação digital é o desafio prático do aluno, com o objetivo de facilitar o aprendizado.
    MERCADO
    O avanço tecnológico das plataformas de acesso da internet aliado à velocidade cada vez maior de navegação abriu espaço para a animação digital, tanto na publicidade, quanto no entretenimento. Nesse universo é também crescente a necessidade de imagens e efeitos em 3D (terceira dimensão), o que, consequentemente, abre campo no mercado de trabalho para profissionais que dominam as ferramentas de criação.
    OPORTUNIDADE
    O 3ds Max (anteriormente conhecido como 3D Studio Max) é um software muito utilizado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas, elementos para sites e muito mais.O curso interativo 3DS Max Criação, Animação e Efeitos Especiais é a porta de entrada para o universo 3D, preparando o aluno para futuras especializações no campo da arquitetura, do design ou do entretenimento, com grandes possibilidades de ganho.
    • Aula 01 – Conhecendo o 3ds MaxAula interativa
      • Conhecendo as Viewports e as barras de ferramentas presentes no 3ds Max 2012;
      • Aprendendo a abrir um arquivo existente no computador;
      • Entendendo como funciona as coordenadas dos eixos X, Y, Z movimentando um objeto na cena;
      • Conhecendo as ferramentas Select and Move, Zoom e  Orbit Sub Object.
      • Aprendendo a trabalhar com apenas uma Viewport na tela.

       

      Atividades da apostila

      • Aprendendo a rotacionar objetos;
      • Renderizando o projeto final.

      Aula 02 – Começando a desenhar com o 3ds Max 2012

       

      Aula interativa

      • Entendendo a importância dos objetos primários;
      • Criando e apagando objetos primários do 3ds (Sphere, cube, cone,  etc…);
      • Construindo um boneco de neve com os objetos primários;
      • Trabalhando com a ferramenta Select Object para duplicar e agrupar objetos;
      • Conhecendo o View Cube (orientação das vistas).

      Atividades da apostila

      • Conhecendo os objetos Foliege;
      • Aprendendo sobre a ferramenta Mirror;
      • Conhecendo as propriedades da janela Mirros: Screen Coordinates.

       

      Aula 03 – Trabalhando com Texturas

      Aula interativa

      • Conhecendo a janela Slate Material Editor e o Sample Slots;
      • Trabalhando com Assign Material to Selection;
      • Usando a ferramenta Bump para deixar a coluna com relevos maiores em suas divisórias;
      • Aprendendo a aumentar e diminuir o número de repetições de Maps.

      Atividades da apostila

      • Aprendendo a ativar a opção Shaded Material in Viewport.

       

      Aula 04 – Aprendendo a criar efeitos de refração e reflexão

      Aula interativa

      • Aprendendo o que é Reflexão e Refração;
      • Conhecendo todas as ferramentas que compõem o Seletor de cor;
      • Trabalhando com a opção Opacyt;
      • Conhecendo o Maps Falloff;
      • Usando a opção Refraction para dar efeitos de reflexão no objeto;
      • Adicionando o maps Raytrace para auxiliar nas características de reflexão.

      Atividades da apostila

      • Utilizando o Compact Material Editor;
      • Criando um material com aparência de vidro.

       

      Aula 05 – Transformando objetos

      Aula interativa

      • Aprendendo a carregar gabaritos na Viewport;
      • Conhecendo o modificador Edit Poly;
      • Trabalhando com os sub-objetos: Vertex e Polygons
      • Aprendendo sobre o editor de malha Extrude.

      Atividades da apostila

      • Trabalhando com o editor de malha Attach.

       

      Aula 06 – Transformando objetos (modelagem) – Parte II

      Aula interativa

      • Exercitando o trabalho com o modificador Edit Poly;
      • Revisando o subobjeto Polígono;
      • Trabalhando com a Edição da malha (Outline e Inset).

      Atividades da apostila

      • Concluindo a criação da perna do robô de modelagem.

       

      Aula 07 – Reforçando Conceitos I – Modelagem

      Aula interativa

      • Revisando a criação do objeto Cylinder;
      • Relembrando o uso do Editor de materiais;
      • Revendo o conceito de modelagem.

      Atividades da apostila

      • Conteúdo com exercícios passatempo.

       

      Aula 08 – Dando vida ao trabalho – Trabalhando com Hierarquia e Pivot Points

      Aula interativa

      • Trabalhando com a opção Pivot (Affect Pivot Only e Center to Object);
      • Conhecendo a ferramenta Select and Link.

      Atividades da apostila

      • Ajustando os Pivot Points e estabelecendo a hierarquia.

       

      Aula 09 – Dando vida ao trabalho II – Aplicando cinemática ao robô

      Aula interativa

      • Aprendendo sobre o que é cinemática e seus tipos: Direta e Inversa;
      • Adicionando IK Solvers;
      • Inserindo objetos Dummy.

      Atividades da apostila

      • Reforçando os conceitos aprendidos na aula interativa.

       

      Aula 10 – Aprendendo a aplicar múltiplos materiais a objetos e elaborando a animação do robô

      Aula interativa

      • Conhecendo e usar o material Multi/Sub-Object;
      • Aprendendo como criar ID aos subobjetos do robô;
      • Realizando a animação do robô.

      Atividades da apostila

      • Aprendendo a inserir áudio na linha do tempo;
      • Transformando a animação em vídeo.

       

      Aula 11 – Trabalhando com Iluminação

      Aula interativa

      • Aplicando iluminação diurna em um cenário através da ferramenta Omni;
      • Inserindo sombra no cenário;
      • Transformando o mesmo cenário em um ambiente noturno, utilizando a ferramenta Target Spot.

      Atividades da apostila

      • Trabalhando com o painel Atmosphere & Effects.

       

      Aula 12 – Reforçando Conceitos II – Elaborando o projeto de um robô androide

      Aula interativa

      • Posicionando os pontos pivôs das peças que compõem o robô;
      • Realizando a ligação de cada membro;
      • Inserindo o objeto IK para os braços e pernas;
      • Adicionando Dummys e ligando-os as objetos responsáveis pelos movimentos do androide;
      • Realizando a animação da caminhada do robô no cenário;
      • Adicionando som na linha do tempo;
      • Criando a iluminação do ambiente para simular o pôr-do-sol mostrado na imagem de fundo.

      Atividades da apostila

      • Conteúdo com exercícios passatempo.

       

      Aula 13 – Interagindo objetos 3D com imagens

      Aula interativa

      • Criando uma Camera Match;
      • Importando um Objeto;
      • Entendendo e aplicando o material Matte/Shadow.

      Atividades da apostila

      • Fixando os conceitos vistos na aula interativa.

       

      Aula 14 – Movimentos Humanos – Parte I: Elaborando o salto mortal

      Aula interativa

      • Inserindo o objeto Biped;
      • Aplicando os movimentos através da guia Motion;
      • Conhecendo o botão Footstep Mode (Walk, Run e Jump);
      • Trabalhando com as propriedades Airborne e 2 Feet Down;
      • Utilizando o botão Symmetrical;
      • Usando a opção Bend Links Mode;
      • Conhecendo o botão Body Rotation.

      Atividades da apostila

      • Aumentando o tempo da animação;
      • Aprendendo salvar somente a animação do movimento pronto.

       

      Aula 15 – Movimentos Humanos – Parte 2: Preparando a estrutura do Mascote

      Aula interativa

      • Trabalhando com as propriedades Freeze, Hide e See-Throught;
      • Conhecendo o modo Figure Mode;
      • Aprendendo a salvar a figura da estrutura do Biped.

      Atividades da apostila

      • Aprendendo a carregar a figura da estrutura do Biped à malha do mascote.

       

      Aula 16 – Movimentos Humanos – Parte 3: Aprendendo a vincular à malha do Mascote.

      Aula interativa

      • Relembrando as propriedades See-Through e Hide;
      • Revendo o botão Figure Mode ativo;
      • Aprendendo a usar o modificador Physique e seu sub-objeto na malha.

      Atividades da apostila

      • Conhecendo as opções Deformable e Rigid.

       

      Aula 17 – Movimentos Humanos – Parte 4: Trabalhando no cenário e aprendendo a mudar as expressões do Mascote

      Aula interativa

      • Importando o mascote no cenário;
      • Aprendendo a unir a cauda da raposa à estrutura da malha;
      • Trazendo o movimento do salto ao mascote e posicionando os passos na trave olímpica.

      Atividades da apostila

      • Alterando a expressão do mascote através do modificador Morpher;
      • Elaborando animações.

       

      Aula 18 – Movimentos Humanos – Final: Dirigindo as cenas do salto através de câmeras

      Aula interativa

      • Aprendendo usar a câmera Target;
      • Conhecendo as lentes Grandes-Angulares e Teleobjetivas;
      • Conhecendo as filmagens: Close-up, Superclose e Plano de Detalhe;
      • Utilizando o recurso Show Safe Frames;
      • Transformando a animação em vídeo através do Render Setup;
      • Aprendendo a usar as ferramentas Truck Camera, Orbit Camera e Dolly Camera.

      Atividades da apostila

      • Utilizando o programa Windows Live Movie Maker.

       

      Aula 19 – Reforçando Conceitos III – Parte 1: Preparando a estrutura da malha

      Aula interativa

      • Deixando a malha do urso transparente e protegida;
      • Inserindo o objeto Biped e moldá-lo com a malha.

      Atividades da apostila

      • Conteúdo com exercícios passatempo.

       

      Aula 20 – Reforçando Conceitos III – Parte 2: Preparando as cenas do vídeo

      Aula interativa

      • Adicionando um conjunto de pegadas da caminhada;
      • Configurando a quantidade de frames da animação;
      • Trabalhando com o modificador de expressões;
      • Criando a filmagem da Cena1.

      Atividades da apostila

      • Conteúdo com exercícios passatempo.

       

      Aula 21 – Trabalhando com o efeito fogo

      Aula interativa

      • Conhecendo a subcategoria Atmospheric Apparatus;
      • Aprendendo e criar o efeito Fire Effect.

      Atividades da apostila

      • Fixando os conceitos vistos na aula interativa.

       

      Aula 22 – Criando um efeito de fumaça

      Aula interativa

      • Criando um sistema de partículas utilizando a opção Super Spray;
      • Usando a opção Mesh para converter o a sistema em um objeto de malha;
      • Conhecendo o painel Particle Generation utilizando diversas propriedades do mesmo;
      • Criando um material para dar a forma de fumaça ao sistema, entendendo como a opção Gradient Parameters funciona;
      • Aumentando a complexidade e detalhe do material utilizando as opções da guia Noise.

      Atividades da apostila

      • Alinhar o sistema de partículas com o ônibus espacial.

       

      Aula 23 – Trabalhando com animações e efeitos

       

      Aula interativa

      • Conhecendo a categoria Deflectors;
      • Utilizando a categoria Forces.

      Atividades da apostila

      • Fixando os conceitos vistos na aula interativa.

       

      Aula 24 – Reforçando Conceitos IV – Ônibus espacial após seu lançamento

      Aula interativa

      • Criando Gizmos com efeito de fogo;
      • Criando um sistema de partículas com o Super Spray;
      • Elaborando a textura da fumaça.

      Atividades da apostila

      • Conteúdo com exercícios passatempo.

       

      Aula 25 – Criando Efeitos de atmosfera a partir de Eventos

      Aula interativa

      • Conhecer e utilizar a janela Video Post;
      • Conhecer o efeito Lens Effects Flare;
      • Aprender a configurar as propriedades dos subefeitos: Prefs, Glow,M Sec, Rays, e Inferno.

      Atividades da apostila

      • Conhecer a opção Execute Sequence.

       

      Aula 26 – Trabalhando com efeitos especiais

      Aula interativa

      • Conhecendo a subcategoria Geometric/Deformable;
      • Criando e configurando os parâmetros do deformador Bomb;
      • Aprendendo a criar e modificar os parâmetros do efeito de partículas Parray;
      • Conhecendo a subcategoria Extended Primitives e aprendendo como aplicar e modificar os parâmetros do objeto RingWave.

      Atividades da apostila

      • Conhecendo o efeito Lens Effects Glow;
      • Aprendendo sobre o evento Add Image Out put Event.

       

      Aula 27 – Aplicando texturas usando a ferramenta Unwrap UVW

      • Trabalhando com o modificador Unwarp UVW
      • Conhecendo a janela Edit UVWs;
      • Entendendo o menu Mapping;
      • Utilizando a ferramenta Select by Element UV Toggle;
      • Criando um mapa do objeto e trabalhando sobre ele num programa de edição de imagens.

      Atividades da apostila

      • Fixando os conceitos vistos na aula interativa.

       

      Aula 28 – Aprendendo a criar grama

      • Aprendendo a usar o modificador Hair and Fur (WSM) e seus painéis;
      • Adicionando dois objetos de luzes e aplicar sombreamento;
      • Aprendendo a salvar a imagem da renderização.

      Atividades da apostila

      • Conhecer o painel Dynamics;
      • Trabalhar com o objeto Wind.

       

      Aula 29 –  Decorando e iluminando um ambiente com mais realismo

      • Aprender sobre o renderizador Mental Ray;
      • Conhecer as luzes fotométricas.

      Atividades da apostila

      • Trabalhar com o sistema de iluminação Daylight.

       

      Aula 30 – Reforçando Conceitos V – Criando uma Área de Lazer

      Aula Interativa

      • Relembrar a utilização de Unwrap UVW;
      • Fazer uso do renderizador Mental Ray;
      • Atribuir texturas do tipo Autodesk Water e Arch& Design à objetos da cena;
      • Revisar o objeto Daylight;
      • Praticar a utilização dos modificador Hair and Fur e Bomb;
      • Rever a aplicação de um sistema de partículas do tipo Parray;
      • Gerar efeitos de ondulação por meio de Ring Wave;
      • Inserir efeitos do tipo Lens Effects Glow e Lens Effects Flare;
      • Criar um vídeo da cena.

      Atividades da apostila

      • Conteúdo com exercícios passatempo.

       

      Aula 31 – Projeto final Parte I

      Aula Interativa

      • Construir uma animação utilizando conceitos vistos até o momento;
      • Conhecer as principais técnicas de animação.

      Atividades da apostila

      • Fixando os conceitos vistos na aula interativa.

       

      Aula 32 – Projeto final Parte II

      Aula Interativa

      • Adicionar uma câmera Target na cena;
      • Finalizar a animação do pinguim;
      • Criar um texto introdutório animado para o vídeo.

      Atividades da apostila

      • Criar um vídeo através do Windows Movier Maker.
    1. 01/02/2013

      Atualiza a locução do frame 042 da aula 15, o XML e o bloco da aula 06 da apostila.

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